Dicas para montar um álbum!

Nāo podia deixar de postar uma dica de algo que eu amo fazer no mundo da fotografia: montar álbuns (depois de fotografar, claro!).

Bom as dicas nāo serāo sobre: cores pra combinar, scrapbook ou adesivos, cor de fundo, etc, etc… realmente sāo dicas de COMO CONTAR SUA HISTÓRIA NUM ALBUM DE FOTOS!

1) qual o tema da sua história?

Uma viagem, aniversário, namoro, casamento, fotos que você tirou pra um projeto, feira livre, ruas de Sāo Paulo… Qualquer tema vale! Escolheu? entāo vamos pro próximo passo!

2) decida o formato que vai fazer seu álbum

só fotos, fotos + texto + colagens, etc.  Isso ajuda a conseguir terminar o que você está querendo fazer!!

Você pode querer fazer algo com mais detalhes.. ou só com fotos! Pense bem e invista tempo nesta decisāo (ela é a base de tudo para sair bem legal).

3) escolha as fotos

aqui vai tempo.. nāo tem jeito. Mas pode ser um tempo divertido, gostoso e relaxante! Vai depender de você. Entāo:

- nāo faça correndo;

- esteja num lugar confortável (e alimentada… gente com fome faz correndo!);

- se permita em fazer isso mais de um dia – assim você garante mais tranquilidade e boas escolhas! Mente fresca faz bem pra decisōes;

- depois de terminar de escolher, olhe tudo de novo para ver se faz sentido;

- e a melhor dica: nāo queira colocar tuuuuudo no álbum. Selecione o que conte a sua história e as fotos que você mais gosta (claro!). Tenha certeza de que se alguém ver as fotos na sequência que você vai montar consiga entender a história.

- nāo tenha dó de tirar fotos. As vezes fica muito igual… mesmo se estiver lindo. Pode ser cansativo pra quem olha! MAs também nāo ponha muito poucas.

4) hora de decidir o tipo de álbum!

-Fotolivro ou colado?

Fotolivro: você vai diagramar no computador. Nada difícil. E com várias opçōes de fundos, texturas, adesivos fakes, etc. Você precisa saber que tem tempo de entrega depois de terminada a impressāo, que vai precisar ser criativo e mexer em software.

Colado: Se for colar algo além da foto, a melhor opçāo é o colado. Este tem mais cara de artesanal. Você precisa saber que vai precisar de fita dupla face(ou cantoneira), tesoura, canetas coloridas, adesivos.

-Quantas páginas você vai querer? pense nisso de acordo com a sua idéia. Isso tudo interfere na quantidade de páginas e tamanho que você precisa. Pra saber a quantidade exata, precisa já pensar em como vai montar (o que em cada página!). Ou dê de louco(a) e saia montando com uma vaga idéia de quantas páginas vai precisar. Ou ainda faça o contrário: “meu álbum tem 20 páginas.. o que cabe aqui?”

E pra ajudar, benditas dicas pra estimular sua criatividade:

- cole selo, bilhetes, ingresso de show ou cinema, conta de um restaurante… para deixar seu álbum com mais cara de real, mais próximo da história.

- tem alguma música que é a cara do seu projeto, aniversário, ou qualquer que for o tema do seu álbum? Entāo escreva a letra!

- esteve em várias praias? liste estes nomes!!

- alguma comida diferente? nāo tem foto? desenhe, descreva – cores, cheiro, textura – ou ache uma imagem na internet! Mas tente ser irreverente.. a idéia de descrever é legal e estimula quem escreve e quem lê a imaginar!

- quer ver algumas opções de álbuns? veja este post!

Enfim… māos a obra (de arte!)

 

 

About these ads

14 respostas para “Dicas para montar um álbum!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.809 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: