Sagrados Detalhes : : Barcelona

Quando via as fotos da Sagrada Família achava com uma cara meio de família Adams, ou entāo parecendo aqueles castelos de areia molhada que a gente faz na praia. Mas além disso, achava grandiosa.

Ao chegar pertinho, comecei a ver detalhes. E cada detalhe me fazia imaginar ou lembrar alguma história. Entāo vi romance, amor, cotidiano, imagens sacras.

E como alguém pensou em tantos detalhes que constroem algo tāo grandioso? Ai sim me encantei!

E depois de me admirar e nāo parar de olhar para o alto – até ter dor no pescoço – cheguei finalmente na porta: Imponente e desumbrante. Ainda bem que podemos tocar nas coisas.. porque ali nāo tem como nāo querer encostar. E incrivelmente, robusta e forte, delicada ao mesmo tempo em suas escritas. Ai gamei, né?

E entāo eu entrei ali, sentindo aquele ar de igreja, que todos falam baixo, andam sem fazer barulho, como que na ponta dos pés e muito respeito.

Antes mesmo de conseguir ver o todo, já olhei pra cima e por ali fiquei. (e nāo só eu)

Já continuei clicando bastante, cada vitral, cores, luzes que entravam ali e chegavam até algum ponto no chāo ao lado das colunas com curvas de Gaudí.

E vi o todo. E vi a cruz.

E vi pessoas rezando, quietas, sentadas no canto, e vi crianças. E me vi sentada observando, fotografando e admirando aquela luz linda entrando pelos vitrais.

E quanto detalhe, quanta ponta, ondulaçoes, cores. E entāo fiquei ali um tempo, quieta e calma.

Depois disso, fui de elevador ao topo.

A vista da cidade era linda e procurei um olhar diferente do que eu vi de cara. Algo que fosse mais íntimo, mais com a cara de onde eu estava.

Estava me sentindo turista mesmo, mas ao mesmo tempo, começando a me sentir íntima daquele lugar, como se eu fosse dali há mais tempo.

E foi assim minha visita a Sagrada Família, tentando entender um pouco mais da alma de Gaudí. Obrigada Barcelona que começou num dia nublado e com vento, e em 2 horas já me dava de presente um céu azul lindo!


Uma resposta para “Sagrados Detalhes : : Barcelona

Deixe uma resposta

