Barri Gotic : : Barcelona

O bairro gótico de Barcelona é bem famoso pelas suas ruas estreitas (vielas, praticamente) e escuras por causa dos prédios.

Eu já tinha ouvido falar do gótico e, claro, tava na lista dos lugares que nāo poderia ir embora de Barcelona sem conhecê-lo.

Eu fiquei no Apto da Eliza Capai, uma jornalista brasileira que estava morando em Barcelona e, por estar fora do apt nestes dias, alugou para mim. E muito mais do que alugar, ela deixou vários mimos pra mim: champagne, torrone, livros e guias, sais de banho, cartāo da bike e… dicas. E uma das dicas era: SE PERCA PELA CIDADE.

Foi exatamente o que eu fiz.. e nāo foi somente da Eliza que escutei este conselho. Na rua, uma vendedora de uma loja falou: se perde pelo gótico e aproveite! “Perde-te”.

Entrei no Gotico para me perder, sem pressa de sair, sem pretensāo de achar ou nāo algum lugar, alguma coisa.

 

 

A luz que entrava naquelas ruas e as pessoas que ali passavam, me dava mais ainda a sensaçāo de um lugar diferente e um pouco misterioso. Nunca se sabe o que virá da próxima esquina ou o que terá no final daquela longa e estreita rua.

Como uma brincadeira constante de luz e sombra, fui conhecendo as ruas e olhando os detalhes.

Tāo cinza e com vida naquele lugar: janelas de casas e pessoas morando ou trabalhando ali naquela sombra de Barcelona.

O bairro gótico me deu a sensaçāo de ter ido experimentar Barcelona de uma forma mais real e próxima do dia a dia quando observei cada lugar que passei.

 

Ao final, cheguei no porto de Barcelona. E a impressāo de ter saído de um lugar estreito e escurto para um lugar amplo e cheio de sol e cores, foi de liberdade, de respirar profundamente, um suspiro, talvez. Valeu a experiência de me perder por ali.

 

E foi assim, no gótico que me senti num filme europeu antigo. E fiz um autorretrato e a noite voltei e fui fotografada pelo meu amigo Tizi (Thiago…).


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: